quarta-feira, maio 02, 2012

Harry Potter em ebook, direitos garantidos


 (estudo para o próximo livro, a ser editado pela Paulinas)






Não deixem de ler o texto do Publishnews indicado no link, um trecho só pra sacarem a importância do acontecimento: "Voltando ao Harry Potter, foi registrado que, entre o lançamento oficial e a primeira cópia em um site pirata pronta para download, passaram-se meras 48 horas. A boa notícia é que este primeiro exemplar pirateado trazia para quem soubesse ler a marca do comprador original, que está à distância de um e-mail (registrado no site Pottermore) de ser processado judicialmente. Mas a melhor notícia é que, para um e-book chegar a um site pirata, levou-se o dobro do tempo para que lá chegasse um livro impresso. Os lançamentos de J. K. Rowling em papel costumavam ser escaneados e convertidos em texto ou PDF e, em menos de um dia, estavam à disposição para download ilegal. (No caso do Brasil, traduções feitas em regime colaborativo faziam os livros chegarem à web antes da publicação pela Rocco). Quero crer que isso é um sinal de que editores e leitores estão começando a ter um relacionamento mais respeitoso (e prazeroso) de ambas as partes: aqueles dão a esses a liberdade para ler, esses retribuem aqueles comprando. Mas nesse wishful thinking há um porém. Um detalhe que pode fazer toda a diferença: no caso do Pottermore, não é bem a editora quem está fazendo o mercado evoluir. É a autora. J. K. Rowling, que tem os recursos financeiros (e a inteligência) para prescindir das editoras (e de suas restrições) e ainda conseguiu subjugar uma gigante como a Amazon (você pode chegar ao livro por lá, mas a compra será efetuada diretamente no site da autora)."


Link:



Rowling inovando a tecnologia de ebooks!http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=67795#.T39XLQYtDgM.facebook

Um comentário:

Heitor Falcão disse...

Cara Thais, obrigado pela visita ao meu blog, seu comentário me fez escrever um novo artigo sobre direito autoral. Esse seu artigo (e-book de Harry Potter) só confirma as novas opções de ganho e divulgação dos autores. Parabéns pelo seu trabalho de crítica e sugestões na área do direito autoral.

www.heitor-falcao.com