sábado, maio 26, 2012

Eu acredito em direitos autorais!



Cada vez que um blogueiro diz "eu não acredito em direitos autorais"
em algum lugar do mundo morre um autor.

Thais Linhares.

***


Defender o roubo de trabalho alheio como "benéfico" , pois "divulga o mesmo", é defender que os fins justificam os meios.

Tampouco é certo que o privilégio em explorar essas obras deva ser dos pirateiros. Os meios para uma forma legítima e que respeite os direitos dos que criam já existe e é usada pelos que realmente amam a arte e cultura e querem vê-la compartilhada de uma forma que a ajude a crescer. 

Os sites de compartilhamento do tipo do Megaupload ergueram os níveis de pirataria na extratosfera oferecendo prêmios em dinheiro aos campeões do Download.

Já vi colegas se queixando de ter suas obras pirateadas com partes cortadas, entre elas as partes onde estavam o crédito dos criadores e editores! (O que derruba sua defesa do roubo de obra alheia pra "ajudar na divulgação")

Também vi obra visual de colega sendo assinada por terceiros, que então se beneficiaram da tal "divulgação", e obra de amigo indo parar na coleção de verão de magazine multinacional.

Os mesmos recursos que valem para aumentar o acesso à todos das obras, estão a disposição de quem o faz de forma legítima. E acaba penalizado por querer fazer do jeito correto e benéfico aos criadores.

Pra quem está recebendo o conteúdo, não faz a menor diferença se o material lhe chega de forma legal ou ilegal (pelo menos nas vezes em que não chega com a qualidade comprometida). A priori. Então não vejo defesa possível de nenhuma pirataria que se apoie apenas nos argumentos que os piratinhas têm apresentado até agora.

A massa do que é pirateado é feito com a pior das intenções, passando por cima da cabeça de quem produz e investe na arte. Os poucos que querem, de fato, ajudar à cultura, evitando atos que prejudiquem os autores, devem tomar cuidado pra não caírem no mesmo saco dos pilantras. 

É justamente quando se torna mais vulnerável, que a arte precisa ter ao seu lado leis que garantam a sua continuidade. Mais do que nunca é preciso fortalecer os direitos autorais. Para que a arte não pare.

"The show must go on!"

Nenhum comentário: