sábado, maio 26, 2012

Ex Libris


Ex libris é aquele selinho que colamos no livro para indicar a quem o exemplar pertence. 

Da Wiki:

Ex libris é uma expressão latina que significa, literalmente, "dos livros". É empregada para determinar a propriedade de um livro. Portanto, ex libris é um complemento circunstancial de origem (ex + caso ablativo) que indica que tal livro é "propriedade de" ou "da biblioteca de".

É costume colá-lo no verso da capa ou na falsa folha de rosto, que é a aquela primeira página apenas com o título do livro que aparece em alguns impressos, sobretudo os mais antigos com encadernação costurada a mão. 

Coloco aqui meus ex libris no topo da postagem. São três imagens que produzi originalmente em gravuras, com matrizes de chapa de metal gravadas a ácido. 
Mais tarde, esta e outras gravuras, foram adaptadas para ilustrar meu livro "Vovó Dragão".


 Ganhei este costume da Ivone, amiga de infância de minha vó Mary a quem eu muito me afeiçoei. Viramos amigas que compartilhavam amores aos livros. Foi ela quem me apresentou as artes de Edith Holden, a grande mestra inglesa da ilustração em aquarela dos temas silvestres. Junto a Cecily Baker e Beatrix Potter, forma o trio de ouro da arte vitoriana dos livros silvanos.

Aí sobre o texto coloquei o ex libris que fiz para homenagear uma de minhas heroínas, a professora Jane Elliot. Ela tem a cabeça colocada à prêmio pelos racistas norte-americanos por conta de sua cruzada contra a discriminação, contra a tirania e a opressão.

Assista o seu documentário já exibido aqui no Brasil pela Tv à cabo e já disponível na web: "Olhos Azuis".

Antes da professora Elliot, desenhara também esse aí de presente a uma autora de Nova York, a Vicky Shiefman, uma amiga acidental, pois a conheci através do ilustrador Vitor Tavares, quando ela estava aqui no Brasil pela segunda vez. 
Ela vem de vez em quando, e fico envergonhada de não manter um contato mais estreito com ela, que é uma pessoa muito simpática e inteligente. Mas sinto que preciso antes ler sua obra, e lhe mandar esse ex libris pronto. Já o colori, mas ainda não me satisfiz com o resultado. E assim vou demorando, demorando... 
Minha únia dseculpa é minha estranha noção de tempo. Por algum motivo sou capaz de saber a hora do dia sem olhar o relógio. Mas esqueço o ano em que estou, e em que ano aconteceu este ou aquele evento. 
Então, ficar dez anos longe de alguém, ou apenas alguns meses, faz o mesmo efeito pra mim: é como se tudo tivesse acontecido ontem!



Esse ex libris de Eneas em trajes do "Império" foi uma forma de expressar meu carinho à distância, pois moramos em cidades distantes.



Conheci Vanessa através do Eneas, nos divertimos os quatro, eu, ela, N e Davison, esposo de Vanessa, numa tarde dourada no Parque da Redenção. Após uma visita ao paraíso dos artistas em Porto Alegre, a loja Koralle, sentamos na beira do lago para desenhar as árvores com nossos bloquinhos novos. Rimos de tanta bobagem, dividimos filosofias, fizemos arte e comemos sanduíches. A cidade estava coberta de flores e autores, era Feira do Livro.
Vanessa é uma autora que vem se destacando na web. Originalmente era uma autora que nas horas vagas ganhava dinheiro como corretora de imóveis. Mas seu talento chamou a atenção de sites de opinião, e hoje ela é contratada para produzir conteúdo online. Por conta do novo trabalho, foi transferida para São Paulo, marido, dois gatos fofos e tudo. É dela o blogs de opinião Lampertop.


É fácil fazer seu próprio ex libris, bem pequeno e elegante para colar em seus livros, ou fazer pequenos quadrinhos que decorem sua casa. Mas se você topar, eu faço um para você. O preço é você colaborar de alguma forma com o projeto Ler é 10, do Otávio Júnior. Pode ser doando livros ou recursos diversos (dinheiro, equipamento, lanches pras crianças que vão nos eventos literários, ingressos para atividades culturais para as crianças, transporte...é só falar com o Otávio). Entre em contato e ganhe seu ex libris, depois é só fazer quantas cópias quiser, pra enfeitar seus amigos de papel, ou até para incrementar o visual de suas páginas na Web.


Nenhum comentário: