Mostrando postagens com marcador AEILIJ. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador AEILIJ. Mostrar todas as postagens

domingo, abril 02, 2017

Biografia resumida de Thais Linhares – autora – 2017


(foto de Hilda Hiroko Hatakeyama)

Biografia resumida de Thais Linhares – autora.


Carioca, nascida em 1970. Formada pelo Senai e Escola Nacional de Belas Artes / UFRJ. Com atuação em literatura, educação e na área de direitos humanos. Vice presidente da AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, diretora adjunta do DDH – Instituto de Defensores de Direitos Humanos e comunicadora na Revista Vírus. Prêmios recentes: White Ravens, Altamente Recomendável e Melhor da Produção para Jovens FNLIJ e Jabuti.


Saiba mais em http://thaislinhares.blogspot.com








Fevereiro de 2017, foto de Hilda Hiroko Hatakeyama.

segunda-feira, agosto 08, 2016

Jequitibá de Poesia na Casa Brasil

Minhas fotos de ontem, sob as folhas do Jequitibá de Poesia, 
que desta vez foi no Boulevard Olímpico, na Casa Brasil.
Teve muito cordel e homengem ao grande e querido Gonçalo Ferreira da Silva  
e ao companheiro de letras Rogério Andrade Barbosa.

Sobre Gonçalo Ferreira da Silva clique aqui!
Sobre Rogério Andrade Barbosa clique aqui!

Mais sobre o Jequitibá de Poesia, clique aqui.
Esta edição foi promovida pela Editora do Brasil, veja aqui.

O Jequitibá de Poesia é uma iniciativa do José Prado 
e seus companheiros de paixão poética!

















sábado, abril 09, 2016

Ninho de Livros

  • O Ninho de livros é um projeto que instala pequenas bibliotecas colaborativas por nossa cidade, 
    criando espaço para que seus livros voltem a voar por ai.

  • Casinhas, como as de passarinho, são colocadas em postes, praças, parques escolas e onde mais der. O objetivo desses espaços é que o público possa trocar livros de maneira simples e rápida. Funciona mais ou menos assim:



    1. Você abre a casinha
    2. Escolhe o livro
    3. Coloca outro livro
    4. Boa leitura.

    Simples, rápido e colaborativo :)

    O Ninho de livro é uma iniciativa da Satrápia, uma agência de benfeitorias para cidades. Quer saber mais sobre a gente? www.satrapia.com.br 
Recentemente entraram no projeto a Compactor e a AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, e foi através desta última que entrei também. 
Tudo começou com a Cris Alhadeff, ilustradora e amiga das criadoras do projeto, pintando uma das casinhas-ninho-de-livros. 

As casinhas:

Cris é esposa do Alex Gomes, escritor e presidente da AEILIJ. Daí surgiu a ideia de colocar a Associação como apoiadora e chamar mais ilustradores de literatura pra crianças e jovens.
Formamos um grupo inicial de dez ilustradores, cada um pegou um ninho e começou a "ilustrá-lo". A Cris também já estava articulando apoio com a Compactor. E daí surgiram as doações do material de pintura/desenho.
São canetas especiais da Compactor. 
Pra desenhar sobre madeira, porcelana, tecido...
Incluindo cores metálicas. 

Aqui um ninho 
com uma leitora colhendo os livros, 
ou plantando outros pra troca.


Aqui na foto temos dois conjuntos (usei os dois, pra testar bem). 
Um é tipo "marcadores",  com transparência, faz o efeito do pilot tradicional. 
O outro é opaco, o efeito é como se eu estivesse desenhando com uma tinta de parede (fica totalmente impermeável).
Ganhei também uma lapiseira, o que foi muito bom, 
porque a minha deste tipo eu perdera.



Aqui as marcadoras, no sol a tinta é fluorescente!

A linha preta eu usei a canetinha opaca.

Dourado na capa da anadarilha das nuvens.

Vermelho marcador, pra transparência.







Moldura preta é acrílica comum.





Do outro lado eu coloquei menina com leão. 
Essa é a imagem que simboliza a Força e a Coragem.



Agora já finalizada:









Aqui a alegoria da Liberdade e Amor:



Andarilha das Nuvens e sua amiga unicórnio:


E, o momento esperado! O Ninho vai para seu lugar, na Cidade de Deus.



Acompanhe a página do Projeto Ninho de Livros!

Atualizando: 7/5/2016 fui na Flupp-Pensa e aproveitei pra tirar foto com o "meu" Ninho lá na Cidade de Deus!

Aninhei mais 4 livros e uma edição da Vírus.


E peguei pra mim o "Tartufo" de Moliére, mais "Amarcord" de Fellini!