Mostrando postagens com marcador Receitas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Receitas. Mostrar todas as postagens

domingo, dezembro 14, 2025

Biscoito de Natal do Clã dos Texugos Nervosos

 

Na arte: bebê texugone Breno 
como modelo para a figura do menino Jesus.


RECEITA DO BISCOITO QUE É FEITO 
EM NOSSA FAMÍLIA TODO NATAL


Ingredientes:

Peneire a farinha, joga no meio dela a gema, a manteiga derretida, o açúcar, a baunilha... Tudo! Mexe com os dedos. Coloca nas formas (ou estiva e recorta com os moldes de biscoitinhos de Natal) e leva ao forno pelo tempo que for necessário. É rápido, se distrair queima! Ideal é tirar um pouquinho antes de começar a dourar. Pode polvilhar com açúcar cristal antes de levar ao forno. Aqui usamos açúcar verde para os biscoitinhos em forma de pinheiros de Natal, azul para as estrelas, amarelo para os sinos e vermelho para o Papai Noel - Pai Natal. Só que este visto na horizontal parece um submarino, então amarelo fica legal também.

Na foto, livro da mãe texuga e texugin Ian. 
Editora Nova Fronteira.


quinta-feira, novembro 21, 2013

Torta de maçã da Vovó Dragão


Para o recheio pegue:

– 6 maçãs verdes ácidas
– 2 colheres de chá de farinha de trigo
– 1 e 1/4 xícaras de açúcar 
– 1 limão verdinho
– 1/2 colher de chá de canela
– 1/4 colher de chá de noz-moscada

Para a massa pegue:

– 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
– 3/4 de tabletão de manteiga sem sal
– 1 colher de chá de sal

– 1/2 xícara de água fria

Preparo da massa:

Penere a farinha e o sal juntos em uma terrina. Junte a manteiga e vai amassando. Aos pouco vai derramando a água, misturando numa bola de massa.
Abra sobre a forma de torta polvilhada de farinha. Não esqueça que guardar 1/4 delas bola para fazer a tampa da torta.

Fazendo o recheio:

Descasque as maçãs, retire o centro e fatie em meia luas. 
Polvilha a farinha sobre a massa esticada na forma.
Abra o limão.
Alterne camadas das fatias de maçã com respingos do limão espremido, e uma mistura do açúcar + canela + noz moscada
Coloque pequeninos pedaços de manteiga sobre tudo

Com o restante da massa, abra a tampa sobre uma superfície lisa e polvilhada e cubra a torta. Pincele com gema de ovo para ficar bem dourado.

Leve ao forno e fogo médio, sobre uma folha grande de papel laminado (pois vai fazer líquido e pingar), por 40 minutos.

Retire, deixe esfriar um tanto e coma tudo!
Sente só o aroma...