segunda-feira, março 14, 2011

AUTORES, INTERNET e DIREITOS AUTORAIS

(Ex-libris criado pra amiga Vanessa Lampert em 2011)



O Leo continua levantando pontos importantes sobre a questão de nossos direitos de autor.
Resumi aqui algumas colocações dele. O que é importante pra desarmar os apedeutas que acham de autor é contra a difusão de sua própria arte. Ainda não entenderam que difusão é publicação. E o que queremos é ganhar nossa parte, o que é o certo pra todos que trabalham neste país. Abaixo



1 - Que fique claro que nós autores:

- NÃO QUEREMOS CRIMINALIZAR A INTERNET. 

- NÃO QUEREMOS PERSEGUIR NEM PRENDER USUARIOS ISOLADOS DA INTERNET QUE FAZEM DOWNLOAD DE NOSSAS OBRAS. 


- Não queremos acabar com o anonimato de quem faz os downloads, não queremos registrar os nomes, idades, IPS, nada disso. 

2 - Nossa luta, pelo contrário, deve focar a outra ponta. Não atacar nem cobrar de quem baixa os livros (mesmo porque são milhares, milhões), mas de quem disponibiliza os livros (que são algumas dezenas, talvez). Principalmente os SITES que disponibilizam (ou "compartilham" ) os livros sistematicamente e gratuitamente embora recebam por isso de uma destas formas:

- Banners publicitários
- Patrocínios diversos
- Assinatura

Se eles podem lucrar (por algum destes meios citados acima), porque não dividem os lucros? Mesmo se a parte do autor for mínima, é justa.

3 - Contra o argumento muito comum de que não há como controlar estes sites e os downloads, podemos argumentar que:
- Estes sites têm estrutura suficiente para se viabilizar como negócios, para publicar centenas de livros, para controlar as assinaturas. Se conseguem se estruturar para fazer tudo isso, por que seria impossível controlar as obras que foram baixadas?

4 - NÃO SOMOS INFLEXÍVEIS E DEFENDEMOS O DIÁLOGO ENTRE AS PARTES.


Se alguém ainda quiser entrar lá e opinar, será bem vindo, no
http://www.facebook .com/notes/ leo-cunha/ direitos- autorais- esta-n%C3% 83o-%C3%A9- uma-luta- do-ecad-contra- o-creative- commons/16078572 7308206 



(Leo Cunha)

Nenhum comentário: