Por isso, quando sinto que posso retornar de alguma forma com meu trabalho, toda essa admiração que tenho por elas, fico feliz.
A primeira demanda foi por uma arte para aplicar em bolsa que levará o material do seminário.
Peguei o tema e comecei a pensá-lo dentro das diretrizes de comunicação específicas da área.
Há todo um histórico de como a simbologia desta área se desenvolveu, há figuras que são mais reconhecidas (e penso também nestas artes sendo apreciadas por pessoas de fora do país), há ainda a questão de reações emocionais a estas.
Dentro de um tema que abraçará pontos que despertam reações negativas, por estarmos justamente no enfrentamento às violações de direitos essenciais, é preciso pensar imagem que represente bem, mas sem deprimir aquele que busca força na união e informação.
Temos nossas vidas sob risco, nossa liberdade ameaçada, retrocessos que nos apontam desfechos sinistros, contrários a uma sociedade de verdadeira paz e justiça pra todos.
Assim, em cada tema que me saltava à mente, rabisquei as ideias inicialmente assustadoras e depois procurava qual seria sua "solução" para vencer o desafio.
Pamella Passos, que me orientou nos pedidos, me lançou a ideia de uma professora que sendo censurada seria socorrida por alunos. Ela perguntou se não seria óbvio demais, mas o caso é que a maioria das imagens que abordam desta forma o tema, o desfecho é desanimador! Mas no cenário montado por Pamella, os alunos resgatando, é o que "salva o dia", ao mostrar que a nova geração não está aceitando ser transformada em gado que segue sorridente pro abate.
O ato de censura, eu personifiquei. Colocar antropofórmico um conceito, é um recurso que é muito bacana, e é usado por comunicadores gráficos desde que o lápis fez amizade com o papiro. Fornece um entendimento geral da questão ao leitor da imagem.
Do outro lado, a professora e as crianças, sendo personagens específicos, são aqueles com as quais o público de identifica: conhecemos alguma professora como aquela, temos alunos como estas crianças!
Aqui a seguir está a arte em processo e algumas propostas paralelas que podem ser utilizadas em outras ocasiões ou até mesmo dentro da papelaria produzida pra este seminário.
Ainda sem o estudo de cor, que virá mais adiante.
Neste caso, utilizaremos 3 cores silkadas, o que fornece possibilidades muito bonitas.
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