terça-feira, dezembro 23, 2014

Quanto cobrar por um desenho para camiseta?


(Arte que fiz para uma camiseta silkada).

O primeiro ponto a atentar é que, diferente de outros produtos, a arte que está vendendo é cobrada não pelo seu papel, ou tintas, ou que programa usou pra fazer, mas sim pela sua reprodução em diferentes usos. Aliás, o original físico, se existir, fica contigo, ainda que este também possa ser vendido à parte como obra de arte decorativa.
Assim, uma camiseta lisa se vende por peça, serve pra vestir. 
Já a arte que irá para a camiseta, se vende em cada vez que for aplicada sobre o tecido da camiseta.  A arte acrescenta beleza, falando de modo mais simples, à roupa. Diferencia a roupa e a destaca das demais camisetas. Agora o comprador quer "aquela" camiseta porque ela tem a sua arte que lhe dá prazer em carregar junto ao corpo.

O preço de seu desenho irá refletir isso. Será maior quando a expectativa de venda for maior, e menor quando menor.
Entretanto, você não partirá do zero valor. Terá um preço inicial a partir do qual aumentará de acordo com o uso maior da arte.
Por exemplo: R$ 100,00 como valor base.
Esse valor cobre uma tiragem de 1 até 100 camisetas.
Donde concluímos que pra tiragens maiores poderíamos ir acrescentando:
R$ 500 por até 500 camisetas, R$ 1.000,00 por até mil camisetas, etc.
O ideal é que pergunte quantas camisetas serão produzidas e sobre isso faça o cálculo. 

Agora, pra entender melhor, vou inverter o ponto de vista.
Faz de conta que você é quem irá comprar um desenho para reproduzir nas camisetas e será a responsável pelas vendas. Você então fará o seguinte cálculo: "Paguei R$ 100,00 pela arte, então cada camiseta que eu vender terá de pagar meu lucro, mais o custo do tecido, mais o percentual da loja e  mais 1/100 do que eu paguei à artista." 
Ou seja, o custo da arte, R$ 100,00 é didivido pelo total das 100 camisetas. No preço final do produto, a arte levou 1 real em cada camiseta. Se a camiseta custar R$ 31,00, ficam R$ 30,00 pra se descontar os demais custos. Parece bem víável.

Outras duas coisas legais de você considerar é:
1- a exclusividade: se não houver necessidade de que a arte seja exclusiva, e ele aceitar algo que você já tenha pronto, pode até cobrar menos. Ou, se for uma arte que você veja potencial para usar em outras aplicações, até mesmo suas;
2- o prazo de uso. Sempre é legal retomar o uso as suas artes depois de um certo tempo. Você pode colocar pro seu comprador que ele poderá usar as artes nas camisetas por 5 anos, após isso as artes retornam para você usar como quiser, até pra outra confecção. E pode ainda combinar as duas coisas: 5 anos de exclusividade, e depois ele até pode usar, mas não será mais exclusiva.

O mais importante é garantir na mão um determinado valor inicial, e de preferência como adiantamento, isto é, antes de começar a fazer a arte.

Costumo pedir adiantamentos logo no início, antes de começar a desenhar. Depois recebo mais uma parte na entrega dos rascunho e por fim outra parte quando tudo pronto. Faço isso com ilustração para livros, então o desdobramento é: prazo de 5 anos, em mídia impressa e ebook, português e 2% a 5% sobre vendas de governo, e às vezes de livraria também.

Na camiseta eu fecharia em 5 anos, e procuraria pegar logo o valor total sobre tiragem. Tipo, se forem 500 camisetas:  R$ 100 (antes) + R$ 200 (entrega do rascunho (onde pode permitir alterações) + R$ 200 (entrega final, e se for pedido alteração aqui, em algo que não é sua culpa, cobre à parte!)

Esse valor de 100 reais é só uma sugestão. Escolhi porque me pareceu algo viável para uma pequena confecção de garagem. E, pense bem: um tênis de marca custa bem mais que isso e não vai gerar lucro pra ninguém!

Pessoalmente eu cobraria R$ 250,00 reais como valor base.

Não deixe de ler sobre a questão do contrato a ser elaborado, aqui mesmo no blog, no tag Contrato de Autor.

Sucesso pra ti!

5 comentários:

xix disse...

Olá, e como eu passo um orçamento para uma editora conhecida? Quanto cobro por 1 página, 1 vinheta e 1 capa completa sem desvalorizar nossa profissão como ilustradores? Aguardo com urgência, por gentileza.

xix disse...

Ola, como eu faço um orçamento para uma editora como a uni duni te?, por exemplo. E quanto cobro por uma página, 1 vinheta para olho (e o que seria isso?) e o valor de 1 capa inteira, poderia me ajudar? Aguardo com urgência, grata Thais.

Thais Linhares disse...

Dá uma olhada no meu vídeo "Como pagar a um autor"em https://www.youtube.com/watch?v=w6T2lysmxl0
E veja tb os videos seguintes que te ensinam a fazer o contrato. Aqui mesmo no blog tem artigos sobre sua dúvida. Veja em "contrato de autor", "contrato de ilustrador".
Para não desvalorizar a profissao, qualquer profissão, tenha tb em mente que:
Sua arte, diferente do que ocorre com "serviços" e produtos em outras áreas, irá gerar lucro a quem a utilizar (isso aumenta seu valor);
Sua arte demanda formação pespecializada, é muito mais dificil encontrar um bom ilustrador do que um bom cabelereiro, e no entando eu vejo muito ilustrador por aí cobrando por uma ilustração menos do que custa um corte de cabelo!
Sua arte tem uma função social e cultural. Ou seja: uma baita responsabilidade. O que você coloca no papel e o editor publica, ficará pra sempre. Um vacilo nisso e é seu nome, e do editor, manchados. Editor sagaz contrata bom ilustrador e pelo valor correto. Sem ficar barganhando, pois valoriza seu produto e nossa arte.
Costumo cobra pela imagem que irá na capa, 3x o valor de uso de uma que irá no miolo (de uma pg) e a vinheta eu cobro 50% do valor de uma pg inteira (ou seja, igual a 1/2 pg), mas isso é meu critério. A capa sempre vale mais, defina seu critério.
No atual mercado editorial (fev?2015), eu consigo de 300 a 400 reais por pg interna. Porém lembre que isso é vinculado as tiragens, tempo, local. Sou considerada uma autora que cobra pouco. Tenho colegas que recebem facilmente o dobro do que eu cobro. Preciso aprender com eles. No mercado publicitário esses valores chegam facilmente a 10X isso. Faz sentido: a tiragem e lucro esperado em uma embalagem de biscoito é milhares de vezes maior do que o lucro de um valente editor em um país onde livro como lazer ainda é coisa rara.
Quer ficar rico: vá pra publicidade. Quer ser feliz (mas pobre): vá pro editorial.
O número de editores miúdos é imenso, eles dificilmente pagarão os valores que apresentei. Lembre de compensar isso restringindo mais o uso no contrato, ou corre o risco de ficar no prejuízo e morrer na praia logo em inicio de carreira.
Ser ilustrador custa muito caro: equipamentos, materiais, trabalho de autopromoção, às vezes até viagens. Tem de estudar e ler muito, sempre. Conte como custo isso e os cursos que irá fazer ao longo do tempo.
Beijos!

vinicius_artedesign disse...

Como posso garantir ou saber se realmente o cliente vai fazer as tiragens acordadas em contrato?

Thais Linhares disse...

Se estiver no contrato, lhe facilita, se não estiver, contará como top de 3.000.
Difícil de fato acompanhar, já vi, e muitas vezes, a própria gráfica imprimir um extra, sem a permissao da editora! E vender na rua!
Nao tem como, mas pode pedir a prestacao de contas (e quando esta será feita tb pode estar no CD), que pode ajudar muito caso vc acabe encontrando sinais de que esta sendo engando.