quarta-feira, abril 30, 2014

Residência na França para animadores

O curta "Le moine et le poisson" foi um dos clássicos produzidos graças a esse tipo de edital na Folimage. E também inspirou o meu desenho acima.



Com o objetivo de impulsionar a produção de filmes para o público infantil, o FOLIMAGE, estúdio francês de animação, tem edital aberto até dia 15 de junho de 2014.

O autor do projeto será selecionado para uma residência na França a partir de outubro, por um período de 8 a 12 meses. Os custos de passagem e permanência no país são cobertos pela residência.

O projeto deverá ter no máximo cinco minutos, misturar comédia e humor e ser destinado para o público entre 5 e 7 anos. 

Diversos parceiros estão associados neste edital, entre eles o Canal+family e o Festival de Animação de Annecy.

sexta-feira, abril 11, 2014

Se coloca no lugar de um homem




Minha mãe sempre dizia:
pra que pagar pelo porco se você só quer uma salchicha?

Ela era uma femista incurável. Resultado de um  mundo injusto.
Eu bem que tentava abrir um pouco a cabeça da velha:

–Mãe, por que você odeia homens?

– Eu não odeio! Eu os amo! Amo tanto que não quero que eles se arrisquem ou cansem sua beleza tentando ocupar o lugar das mulheres. Por mais que um homem se esforce, ele jamais conseguirá se igualar a uma mulher…

…Um homem é um ser com uma experiência incompleta do que significa ser humano. Uma mulher pode optar por nunca saber o que é gerar outro ser como ela. Porém um homem jamais terá a experiência suprema de se tornar dois, ao gestar e parir uma criança. Ele é um ser incapaz da completude da experiência humana.

… O estado natural do ser humano é fêmea. Comprovamos isso facilmente na embriologia, onde vemos os fetos machos se formarem a partir de uma inversão do estado neutro (feminino). Os homens são como mulheres com os órgãos sexuais virados pelo avesso e puxados para o exterior. Onde se encontram em posição vulnerável e oferecidos a quem quiser deles desfrutar. O órgão sexual masculino é um utensílio cuja função é dar prazer às mulheres. Por isso é que tem a forma que tem: o pênis é um complemento à vagina da mulher. Se fosse só para fins reprodutivos, um canudo seria o suficiente.

… Homens são naturalmente inferiores às mulheres. Repara que eles tem menor resistência a situações extremas, tem menor reserva de gordura, menor resistência às doenças, e são tremendamente instáveis emocionalmente, o que os torna inaptos para cargos de liderança e organização. Como confiar nas decisões de criaturas dominadas por um coquetel de hormônios onde sobra testosterona? Seu maior desenvolvimento muscular mostra que a natureza os fez para trabalhos braçais e não para funções superiores intelectuais.

… A testosterona, esse hormônio que afeta não só o julgamento, mas diminui a inteligência do homem! Se deixássemos que os homens tomassem o poder, seria uma guerra atrás da outra! Seria uma guerra mundial com a destruição em massa dos povos. Teríamos um mundo muito violento, autodestrutivo. Imagina eles pegando a energia nuclear e usando isso pra fazer bombas ao invés de usinas de força para o bem estar das cidades e para a propulsão de nossas naves? Temos de proteger os homens deles mesmos. Lugar de homem é obedecendo à mulher.

… Até a Bíblia nos ensina que Deusa fez o homem para servir à mulher. E assim como Ado só surgiu quando a Deusa repartiu com Evana seu poder de criar a vida, todo homem deve a sua existência neste planeta a uma mulher que o gerou. E essa é uma dívida que apenas as mulheres podem pagar, ao gerar um novo ser. Um homen jamais paga, e sua vida pertencerá eternamente à mulher que o gerou.

…Os textos sagrados também nos ensinam o quanto os homens são fracos e propensos a pecar. Eles são facilmente corruptíveis, inclinados à violência física, ao roubo, ao egoísmo, à maledicência. Sem uma mulher para iluminar o caminho, eles se perdem na escuridão de sua masculinidade falha e pecadora.

… E sobretudo à luxúria! Se não forem controlados, sairão como loucos copulando com todas as mulheres, homens, animais, sem o menor cuidado quando ao espalhamento de doenças venéreas, ou se os bebês são gerados sem a garantia de cuidados. Não saberão usar o sexo como fonte de prazer, e se limitarão a enfiar seus pintos no maior número de bucetas possível durante 30 segundos ou menos. Homens sozinhos são incapazes de conhecer o verdadeiro prazer da reciprocidade sexual.

… E qual o sentido de termos muitos homens soltos por aí? O correto é limitar a participação deles na sociedade. Apenas os mais aptos, mais servis, mais belos e gentis, devem ter acesso à Ágora. Os burros, violentos, fracos, reclamões, devem ser isolados e usados apenas como trabalhadores braçais. Qual o sentido de se ter muitos homens ativos se o que mantém a espécie humana na Terra são os nossos úteros?
Vinte homens não tem o valor de uma única mulher. Por isso é que em nosso sistema de justiça o testemunho de um homem não vale nem a metade do testemunho de uma mulher.

...A mulher tem maior preparo emocional e social do que o homem.
Ela é nobre e forte: resiste à extenuante tarefa de criar vida, cuidar da vida, e acalentar na morte. 

– Mas, mãe, eu me recuso a reduzir um ser humano apenas à sua função sexual! Homens são tão humanos quanto nós! Uma mulher sem filhos teria então de perder seu status e ser tão inferior quanto um homem?

...Eles são quase metade da humanidade, e mesmo não sendo tão necessários, deveriam ter direito a pelo menos, quase metade de participação em nossa politica e sociedade.

...Ainda que menos resitentes e mais difíceis de conseguir que colaborem de forma construtiva, eles não deveriam receber salários menores que às mulheres!
Entendo que as mulheres, por terem o poder de gerarem os humanos do futuro, devam receber mais e assim garantir o sustento dos filhos. Mas e no caso dos homens que criam os bebês? 

...E por fim, mãe, imagine o que seria um mundo paralelo onde os homens subjulgassem as mulheres, as tratando como inferiores, sem direitos humanos, reprimindo sua sexualidade, com todo seu descontrole e agressividade de macho ditando as relações político-sociais? Aposto que você também não gostaria de ser massacrada por ser mulher.

– Isso, minha filha, seria uma aberração!

– Uma aberração, certo. Então que tal um pouco de empatia? Se coloca no lugar de um homem. Se você não é capaz de trocar de lugar com uma pessoa, então não a submeta àquilo que não quer para si.





quarta-feira, abril 02, 2014

Ditadura NUNCA mais – O Outro Lado do Paraíso


Imagens que criei para o livro "O Outro Lado do Paraíso" – memórias de Luiz Fernando Emediato, do golpe militar que sequestrou o país do processo democrático.
Uma publicação da Geração Editorial – SP.
Está em produção o longa metragem da história.

Ditadura nunca mais.





















terça-feira, abril 01, 2014

FALSEBOOK – Por que ele odeia mamilos, quadrinhos, mulheres e protege haters revoltados?

Get a life, dude!


Passado poucos dias do início da campanha "Eu não mereço ser estuprada", pipocou no Facebook uma página com o perfil típico, já nosso tão conhecido, do hater punheteiro. 

Nesse caso, ele até se assume punheteiro. Quer "causar" se aproveitando do sucesso da campanha – que já se espalhou pra fora do Brasil – e tentar ser algo, enquanto consome o ar estagnado do cubículo sem janela onde mora.

O termo é mesmo este: algo

O perfil psicológico deste tipo é de uma coisa depressiva, que trabalha sua solidão e miséria através do rancor. Só assim ele não se joga debaixo do trem e não se mata de vez. Sem maldade amigos. Ele precisa de ajuda.

A raiva, para ele, é uma questão de sobrevivência. Seleciona dentre os "alvos" oferecidos por uma sociedade que ainda não cresceu para aprender a conviver em grupo, sem que alguém precise subir na cabeça do outro enquanto tenta olhar pro alto.

Alguns ainda estão longe de aprender a subir juntos.

Ele vai tentar ofender qualquer grupo de pessoas que já foram alvo de agressões institucionalizadas. 

Poderia estar odiando negros, velhos, homossexuais, judeus, imigrantes, nordestinos, pessoas com necessidades especiais, pobres, punks, mulheres.

O cerco do mundo off-line se fechou. Não dá mais para ele fazer gracinha em público sem ser preso, ou até mesmo tomar uns tapas. E ele jamais faria isso frente à frente com o povo. Outra característica do carinha é ser extremamente covarde.

E é justamente sua covardia que o faz escolher os "alvos" que considera mais "fáceis". É sua covardia que o mantém trancado e isolado, ao invés de simplesmente abrir a porta e ir viver. É um medo, um medo abismal do mundo. 

Ele vê o mundo e todos que nele habitam como inimigos em potencial. Que podem lhe agredir e matar. E é por ter medo que ele ladra, ladra, e ladra. Late pela janela de seu computador pessoal, no único espaço onde ainda consegue aparecer, existir.

Seu avatar na Internet é seu herói. Aquele que o representa e o salva um pouco a cada vez que vê um post seu ser rebatido por coro de indignados com a sua imbecilidade crônica.

Sem esse retorno, ele morreria de vez.

Será que é por isso que o Facebook defende tanto essas criaturinhas solitárias e dignas de pena?

Daí o título deste post: FALSEBOOK.

O Face tem um botão onde podemos denunciar conteúdo impróprio. A página do punheteiro solitário está há algums horas sendo seguidamente denunciada pelas pessoas que não curtem nem um pouco seu mimimi de ódio e incitação à violência.

Seus denunciantes não são fakes, são pessoas reais, com rosto, nomes, profissões… Tudo real, inclusive a vida. Ao contrário do pobre punheteiro. 

Ele não tem nome, nem rosto e se esconde do mundo que odeia porque tem medo. Não tem vida. Get a life, dude!

O Face tira do ar fotos que contenham mamilos (só femininos), tira do ar páginas de ativistas pro direito das mulheres, tiram do ar fotos de obras de arte, quadrinhos feministas, mesmo que não tenham feito nada que viole a lei.

Basta um punheteiro qualquer, que odeia o mundo (e neste caso o faz odiando as mulheres) denunciar. 

Queria entender a cabeça do encarregado de avaliar essas denúncias.

Por que ele odeia mamilos, quadrinhos, mulheres e protege haters revoltados?

PS1: Não existe anonimato na Internet.
PS2: Já rolava na Internet uma foto o denunciando como apologeta do estupro e o boboca, sem saber que já havia sido descoberto, continuava postando suas vilanias.
PS3: Hoje a página foi, enfim, removida pelo Face.