segunda-feira, novembro 11, 2013

A primeira é sempre a mais óbvia.

Entre tantas dicas aos criadores que ouvi, desta vez de Robert McKee, durante seu curso em São Paulo, foi a de que a primeira ideia que lhe vier à cabeça, será, muito provavelmente a mais óbvia. Portanto, se quer ser original, colega criativo, trate de trabalhar mais essa ideias. Tive um exemplo hoje ao ver a capa do livro de meu amigo Tino Freitas:

Trata-se de "Demais" de Tino e Lúcia Brandão, editado pela Abacate. Livro lindo saindo do forno. Fiquei assim amuada, pois não poderia mais usar a imagem que criara para meu amigo Levi Luz, por ocasião de um projeto de livro com as tradicionais e infames piadianhas de elefantes, feito em 2010. Quem mandou não publicar? Três anos depois a ideia já estava na mão de outro.
O título, pelo menos, também ideia minha, permanece original.
Essa foi a ideia, a primeira ideia, de capa que mostrei para o Levi. Que jamais retornou ao projeto e ficou por aí mesmo.
Mas então me lembrei do conselho do tio Bob e deduzi que se essa foi a primeira ideia, já teria sido usada, obviamente usada, e pesquisei na internet. 
Olha algumas que achei usando a mesma proposta:








De brinde segue as obviedades seguintes:




Ou seja, em se tratando de elefantes apaixonados, é isso aí...

Se não é mais original, é global. Pode usar sem risco! 
Mas esclarecendo para todos: pode usar a ideia, não a imagem. 
Você pode usar a ideia de formar um coração com as trombas, mas deve criar o seu próprio desenho de dois elefantes formando um coração com as trombas! Senão é uso de obra autoral sem permissão de trabalho alheio (vampirismo intelectual!).




Um comentário:

ÂNGELA HOFMANN disse...

Oi, Thais.
Gostei muito do post, pois este conflito é uma constante para quem trabalha com ideias e arte, principalmente na sociedade de mercado onde, por serem vendidas, passam pela exigência do ineditismo. E adorei a tua indicação, que veio do 'Bob', sobre sair do lugar-comum. Já diziam os antigos: "Dificuldade é facilidade. Facilidade é dificuldade." Acho que se aplica bem aqui.
É muito bom conversar sobre nossos dilemas, usando os próprios exemplos, como você o fez, pois percebo que alivia a tensão. Honestidade.
Grata...