quarta-feira, outubro 30, 2013

Como assim não temos mulheres quadrinistas!?!

Por que não temos mulheres quadrinistas? 
Ilustradoras? Escritoras? Designers?

Será possível que ainda vamos ouvir "essa" pergunta?

Respostas possíveis:

Talvez porque você esteja cego.
Ou não é público leitor.
Ou não sabe nada do meio editorial.
Ou não tinha nada melhor pra perguntar aí tirou essa da caderneta do avô do avô de seu avô quando essa pergunta já era idiota.

Francamente, estamos de ovários implodidos de ouvir essa! 

Dados aos montes:

– são mulheres a maior parte do público leitor;

– a presidência da mais importante entidade promotora da literatura para formação de público leitor é da senhora Beth Serra, que conta com um grupo de mulheres em sua missão. Todos os anos montam os salões do livro por todo país, sendo o do Rio o maior evento do tipo na América Latina;

– foi Laura Sandroni, mulher, autora, quem fundou a FNLIJ!

– a presidência da Academia Brasileira de Letras é de Ana Maria Machado;

– é de Ana Maria Machado o prêmio nobel da literatura infantojuvenil: o Hans Christian Andersen;

– além dos EUA, o Brasil foi o único país que conquistou outro "Hans Christian Andersen". Adivinha quem ganhou antes da Ana? Outra grande mulher: a autora Ruth Rocha;

– é de Lygia Bojunga o segundo maior prêmio no meio, o Astrid Lindgren, que ela usou (é um prêmio milionário) para abrir sua própria casa editorial, com muito sucesso;

– a presença imensa de ilustradoras top na literatura é impossível de não se ver, e admirar! São mulheres que fazem sucesso aqui e fora do Brasil, que estão em mostras e eventos;

– a atual presidência da AEILIJ, e a ante-anterior, foram de mulheres. Anna Claudia Ramos e Sandra Pina, que escrevem, ilustram e também são editoras e produtoras;

– muitas das mais bem sucedidas carreiras nas editoras são de mulheres;

– foi uma mulher, a refugiada judia Eva Herz, que fundou a Livraria Cultura;

É pra continuar? Só se lhe sobrar muito tempo.
Só mais uma dica: de quem são os livros mais amados em vendidos atualmente?
Que tal "Jogos Vorazes"? Que tal "Harry Potter"? Conhece a obra da Diane Wynne Jones, a mais amada entre as favoritas dos autores de fantasia? Ok, não esqueçamos as "50 toneladas de texto ruim" e "Credopústulo" – pode até não gostar mas estão fazendo rios de dinheiro.

Esse desabafo veio depois da divulgação de uma mesa redonda em Frankfurt, onde os debatedores, todos homens, dos quadrinhos, receberam essa pergunta, e responderam com ausência de informação. Com respeito ao grande Maurício de Souza, ele é grande no que faz, mas não tem como comparar seus méritos literários a uma "deusa" do texto como Lygia Bojunga! Esta senhora está muito acima mesmo se juntarmos todo o talento da galera reunida na mesa. E ainda que na prática, não houvesse uma mulher ali sentada com eles, absolutamente nada impede que isso venha a acontecer. Afinal: qual a parte da anatomia que os senhores usam pra desenhar??? (Lembrei de uma piadinha boba dos tempos da faculdade de Belas Artes: "você pinta como eu pinto?")

Quer saber MESMO porque temos "menos" mulheres em quadrinhos e afins?
Primeiro, a pergunta está errada. Teria de ser: porque vemos menos o trabalho das mulheres do que o dos homens?

Aí sim, poderemos responder: 

Porque mulheres são cooperativas, desenham e trabalham ou por prazer ou por sustento, ao passo que homens são competitivos, e não sossegam enquanto não mostrarem para todo mundo quem tem o maior talento – Freud diria que talento aqui poderia ter algo de caráter fálico. 

Mulheres podem ser competitivas, e competimos mesmo. Mas não cedemos à pressão de ter de pavonear nossas artes por aí. Se o fazemos é porque queremos mais oportunidades de trabalhar no que gostamos.

Homens também podem ser cooperativos, e abrir mão de ter seus nomes na cabeça dos créditos, admitindo honestamente que para chegar onde chegaram dependeram do trabalho duro de muita gente, mulheres e homens. Podem até mesmo ser tão cooperativos quanto a maioria das mulheres, e abrir mão, como muitas fazem, de serem louvados por fazer aquilo que vêem como não mais que sua obrigação ou prazer de criar algo bacana. Conheço dezenas de senhores assim. São tão talentosos quando os divas da arte sequencial e outros bambambãs que a mídia se arrepia sobre. Mas não ficamos sabendo deles. 

Isso não os torna, nem a elas, menos talentosos, menos produtivos. 
Admitimos porém, que se eles não se mostrarem mais, como saberemos de suas belas artes e feitos no mundo dos livros e quadrinhos?

Mas, pela graça de Atenas, já chega de perguntar asneiras! Mulheres estão aí no meio artístico muito bem representadas! Muitas vez em maior número. Fenômeno que se reproduz nas universidades, o que tem agora de mulher juíza, delegada, economista…

No fim, são apenas pessoas, superando as expectativas tradicionais de uma sociedade simplória, para viver seus verdadeiros talentos. Pouco importando o sexo ou o gênero.

Certo tá é o Laerte. 

PS. Abaixo links para essa mulheres, que apesar sua grandeza, ainda assim há quem não as ache "grande" o suficiente para considerá-las. Como sempre o velho mimimi d"o meu é maior que o seu":

Eva Herz, fundadora da Livraria Cultura:

Laura Sandroni e o Salão FNLIJ:

Lygia Bojunga, laureada em todo mundo!

Ana Maria Machado:

Ruth Rocha:

A adorada Diane Wynne Jones:

Veja as fotos do início da AEILIJ, a Associação de Escritores e Ilustradores de LIJ, a mais atuante e importante representante da classe autoral de LIJ:

Portfolios bacanas de gurias talentosas, inclusive o meu, é claro!


E além de talentosas são engajadas!
"Adaptada para graphic novel por Irene Nasser e publicada pela ONG Just Vision, “Budrus”, assim como o filme, documenta como moradores da cidade que faz fronteira com o Muro da Cisjordânia conseguiram defender suas terras com resistência e protestos pacíficos quando o muro que separa a Palestina de Israel ameaçou tomar uma parte da aldeia. Mas, dessa vez, ao invés de usar o líder Ayed Morrar como base para a história, o conflito é apresentado através dos olhos de uma garota de 15 anos, Iltezam Morrar, filha de Ayed. "
Veja mais em: http://malaguetas.blog.br/?p=6194#sthash.10Bb3uDi.dpuf
http://malaguetas.blog.br/?p=6194

(… e tais.)

Cansei, é só jogar no Google, que a mulherada talentosa cai na sua cabeça.
Mas pra terminar com chave de coxa, dá uma olhada nesse blog:


Fica o convite para todas minha amigas colocarem nos comentários os links para seus blogs, feitos e artes!





Com essa página eu fui selecionada entre os primeiros na Bienal Internacional de Quadrinhos em BH. Ok? Usei as mãos pra desenhar: nem ovários nem testículos foram requisitados para a tarefa criar no papel. Pelo que sei usamos estes orgãos em outro tipo de criação.



Um comentário:

gwy disse...

\o/

https://www.facebook.com/pages/Gwydionland/259537777391270