terça-feira, outubro 08, 2013

Edição paga não é oportunidade, é auto publicação!




O barateamento dos meios de produção e distribuição abriu caminho para uma verdadeira praga que é a edição paga. Não, não tem problema pagar pra publicar. Afinal, papel, diagramação, organização, custam dinheiro. 

O problema é que está cheio de "editor" esperto "oferecendo oportunidade a novos autores". Só que sob esse lema bonito está escondido na verdade uma indústria pega-bobo.

Não é oportunidade nenhuma pagar um valor, e em geral alto, para aparecer nesse tipo de publicação. 

Nenhum empresário do mundo investirá qualidade de divulgação e distribuição em um livro que já se pagou! 

Nossos editores honestos assumem o risco do negócio por nós e passam o ano batalhando ponto de venda, adoção em escola, participação em evento... tudo para recuperar o investimento!

Editoras que recebem para publicar não enfrentam risco, logo, usarão seu tempo para o que sabem fazer de melhor: arrumar mais um grupo de gente desesperada para publicar a qualquer custo!

Nenhum livro de edição paga irá ajudar ao autor por si só. Estamos na época da distribuição direta de conteúdo. 

Um blog bem divulgado entre amigos de amigos, um book-trailler inspirado, isso sim, é divulgação e pode atrair bons contatos. 

Um projeto pessoal colocado em crowdfunding paga sua publicação sem que se precise tirar um centavo do bolso.

Mas nem todos tem talento para se auto promover, e mesmo um excelente autor poderá se sentir frustrado ao não conseguir levar ao público seu trabalho – pode ser tão tímido que sequer um blog lhe apetece. 

Mas ainda assim é uma ilusão achar que um editor que cobra do autor para publicar irá promover seu trabalho.

Não! No máximo, e é apenas isso que se pode esperar, o autor terá em suas mãos alguns exemplares para que ele mesmo corra atrás e promova seu texto. 

Ou seja, voltou-se ao ponto de partida! E pior: agora ele ainda tem que recuperar o valor que investiu para ter seu texto embrulhado em capa, lombada, tinta...

Portanto ficou ainda mais difícil fazer alguém ler sua história, já que agora será preciso o leitor desembolsar, no chute, uns R$ 40,00 para adquirir um livro que a priori ele sequer estava interessado, pois não foi fisgado por uma boa divulgação.

Em um blog, ou com uma sinopse legal numa fanpage de Facebooks, dezenas e até centenas de pessoas chegam a conhecer o texto mesmo do mais obscuro dos autores. Compare isso com o stress de ficar promovendo um livro impresso em editora paga, caro, que será comprado por alguns amigos e parentes contrariados!

Serviços pagos de editoração são para quem irá assumir o papel de promover e vender o livro de porta em porta, não é à toa que o nome correto disso é auto-edição.

E, a saber, qualquer pessoa pode fazer isso sem precisar de pagar a parte do lobo pra o suposto editor.
Monta-se o livro em um programa de edição de texto. Insere-se as imagens. Arruma-se uma capa boa.
E vai até um serviço de gráfica rápida, que provavelmente é o mesmo que a editora paga usaria, e ali mesmo eles te orientam e ajudam a formatar os arquivos!

Quem só quer um livro com texto, pode usar as opções de capa que a própria gráfica já oferece.
Tem tudo pronto, armado com local para inserir o título.

Ou, se quer preciosismo, contrata um designer júnior, apenas para caprichar na diagramação, ainda que a experiência me informe que manter a opção mais simples é o melhor caminho para quem está começando a investir na produção gráfica de sua própria obra.

E tendo em vista que terá de correr atrás do trabalho de vender e promover.
Porque editora paga não faz isso, ainda que muitas vezes, finja que faz.

Acesse o podcast/utube Sobre CONCURSOS PICARETAS! para ver até onde vai a cara de pau destes gaiatos e se prevenir dos golpes.

Um comentário:

Paulo Cesar Efe disse...

Gostei do que você escreveu. E penso assim tambêm. Prefiro não publicar dessa maneira. Você ter que andar de porta em porta, de mesa em mesa ou de esquina a esquina oferecendo seu livro, é piração!!