terça-feira, maio 25, 2010

DIREITO do PÚBLICO e DIREITOS AUTORAIS

A Lei Brasileira dos Direitos Autorais não precisa ser modificada pra aumentar o acesso ao público às criações autorais. O que precisa é que aqueles que fazem fortunas bilionárias às custas do conteúdo que nós criamos parem de ser fominhas e repassem o justo aos criadores, incentivando cada vez mais assim a criação e o acesso à mesma.

Sempre tem alguém fazendo fortuna com isso, mesmo num Pirate Bay da vida, eles arrumam como ganhar uma grana (vai você tentar anunciar lá de graça...). Parece que só os autores não conseguem ganhar... claro, como bancar os advogados das "Googles"? Como barrar essa publicidade martelante que quer convencer o povo de que a culpa pela dificuldade de acesso gratuito às obras é dos autores? E pelo jeito está convencendo... Agora... Será que ainda ten gente boçal que acredita que autor pode viver de brisa? Que a arte é fruto apenas do "dom"divino?
Que o artista é malandro boa-vida e que viver de arte não é profissão de verdade?

Curioso que ,gente que pensa assim, ao mesmo tempo considera que a cultura por ser um "bem essencial" deve ter livre acesso (às custas dos autores que ralam pra caramba pra produzir e não dos provedores e portais que estão enchendo o bolso de dinheiro!) Ok... então poderiam também liberar a comida e os remédios... Afinal, não morrerei se não puder ouvi Black Eye Peas "di grátis", mas se me tirarem o feijão-com-arroz eu tô "frita". São os mesmos gaiatos que gastam bem pra comprar um tênis Nike, um ingresso pro jogo do timão, mas não acham que devem pagar pelo trabalho do autor, só porque ficou fácil meter a mão e sair correndo. Facilidade nunca foi atenuante... Quer ficar de consciência limpa? Então coloca pressão nos mega portais, provedores e grandes teles para que eles repassem aos autores o que eles ganham com o SEU acesso!

Esse discurso todo de flexibilização da Lei dos Direitos Autorais Brasileira (uma das MELHORES do mundo, melhor inclusive que dos EUA e Inglaterra) é bancado pelos grandes tubarões da Internet, que geram rendas absurdas provendo o acesso a conteúdo que não é gerado por eles (isto é, chega a eles à custo zero porque quem investiu fomos nós autores: animadores, escritores, ilustradores, compositores...). Eles sabem que nossa Lei manda que se repasse aos autores parte desses lucros. Então eles vem com esse discurso torto e surreal (desculpe, mas só sendo muito boçal pra engolir que o autor é inimigo do usufruto de sua arte!!! Justo o que ele precisa pra viver!!!) com o objetivo de encher ainda mais os bolsos ou pelo menos adiar ao máximo a utilização de recursos (e eles sabem muito bem quais são) que garantiriam os ganhos dos autores cada vez que o conteúdo fosse consumido.

Em tempo: a proteção ao trabalho do autor é garantido constitucionalmente – como em qualquer país minimamente inteligente (esperamos que sejamos assim...). Sem proteção ao autor, sem direitos autorais, o país não avança. O que essa turma está fazendo é criminoso. Mas, como sabemos, no Brasil dinheiro compra qualquer coisa, principalmente a opinião pública.

É bizarro, no mínimo, que estejam conseguindo convencer os manés de que os DIREITOS AUTORAIS sejam inimigos dos DIREITOS DO PÜBLICO. Quem mais quer ver sua arte difundida é o autor. Não se deixem enganar.

sexta-feira, maio 21, 2010

Virada Nerd na Roosevelt






Com o Mario, da Biblioteca Paulista - abrigada num setor do ex-presídio Carandiru.




Aqui tudo começou! O Gual e sua Menor Livraria do Mundo, valentemente nascendo no bar de um amigo, hoje firme e forte prossegue abraçada por sua famosa cria a HQ COMIX! Na Roooosevelt!




Mario, eu e Luigi!!! Eles vieram especialmente pra Virada! Abaixo, eu e o editor Akira fotografados pelo meu amigo Akira,




Um escapadinha noturna com Lanika, na Virada Cultural de Sampa. Na Roosevelt programação especial nerd, cult e boa pra caramba!

quinta-feira, maio 20, 2010

Para 3 Meninas




Imagem fortes, mas que infelizmente não serão publicadas. Aqui, e em toda a obra, segui um conceito minimalista, contrapondo a tendência mais poluída (e quase sempre com excesso de imagens porém pouco significante) com uma economia de simbolos. A idéia é criar uma tensão numa única corda (no caso tocaram três). Comentarei a idéia da "imagem pregnante" aqui logo mais, algo como a noção usada no cinema de "imagem controladora" - que norteia, ou antes, serpenteia através da direção de arte do filme... ou neste caso... livro.

Por isso amo trabalhar com LIJ, e neste título em especial, onde o tema emergia dos contos de fadas tradicionais, foi ótimo trabalhar uma iconografia que alivia a racionalidade. Assim se faz literatura em imgam. A imagem deve se apresentar de forma literária... e não literal.

Ok, mas infelizmente... isso não aparecerá mais desta forma. Os editores pediram um caminho mais literal. Trabalharei agora junto a escritora para conseguirmos algo que contemple tanto as necessidades editoriais quanto à profundidade que o gênero do contos de fadas demanda.

terça-feira, maio 11, 2010

São os autores os responsáveis pelo atraso do país????



Após apreciar aí no topo a arte que fiz para a capa da edição de 2002 de 'Ou Isto ou Aquilo" de Cecília Meireles, pensem na seguinte frase que pipocou hoje na minha caixa de emails:


"os direitos autorais são um dos maiores impedimentos para digitalizar acervos, mesmo que seja só para fins de preservação".

Isso é o que está dizendo o SENSO COMUM.


Agora... o BOM SENSO já nos orienta de forma diferente. Porque pra adquirir direitos (e bens) basta pagar. Então o que impede a tal digitalização é considerá-la que ela não vale o "esforço" de um PAGAMENTO. Porque, temos certeza, até o estagiário que vai ficar escaneando a papelada vai ter alguma forma de retorno (garantido pela Lei Trabalhista).

A Biblioteca recebe a verba pra luz, água e telefone. A bibliotecária sabe que pode contar com seu salário. O site ganha vinculando banners e impondo visões... Mas como de costume AINDA PENSAM QUE AUTOR VIVE DE BRiSA.


Nessa empolgação de querem sair "liberando" é bom tomar cuidado para não prejudicar o autor, sobretudo aquele que não tem a proteção do poder econômico! Porque ninguém discute os contratos abusivos IMPOSTOS pelos que controlam o uso econômico da arte? Proteja o AUTOR de fato, que o acesso barateia e aumenta.

A LEI DOS DIREITOS Brasileira NÃO É DAS PIORES DO MUNDO! Peço aos leitores que a leiam e comparem com a massacrante LEI do COPYRIGHT, essa sim, coloca tudo na mão do poder econômico. Nossa lei, por exemplo, tem o Direito de Sequencia, para a obra de um artista plástico, que diz que: se a obra que ele vendeu a um colecionar por 1 real for revendida por 1.000 reais, o autor tem direito a receber parte desse super-lucro! Uns 5% (que em proporções maiores, de mercado, será bem melhor do que não receber nada). E o autor continua recebendo a cada revenda lucrativa! Isso não aconteceu na "avançada" Austrália, por ex., onde a família do pintor mais famoso do país ainda mora em casebre... a obra dele saindo de um leilão por milhões de libras!!!!

O que pode melhorar na nossa lei, é colocar de forma contundente que o ganho do criador deve estar proporcinalmente atrelado ao ganho (direto ou indireto) que se faz do que ele criou. Os sites que ganham pelo acesso gratuito às artes de nossos artistas já possuem todas as ferramentas que precisam pra repassar os lucros. Agora, IMAGINE O ENORME INCENTIVO À ARTE SE O GOOGLE E SIMILARES REPASSASSEM AOS ARTISTAS PARTE DO QUE LUCRAM COM OS ACESSOS???? O público continua tendo acesso gratuito, se liberar totalmente o uso e acesso e os artistas poderão viver de sua arte de forma direta! Sem intermediários!!! Qualquer guri de periferia do Brasil poderá viver de forma digna de sua produção. Que incentivo maravilhoso!!!! Agora... PORQUE NINGUÉM FALA ISSO????

Não fala porque quem quer derrubar a Lei de proteção aos DAs são justamente OS GRANDES GRUPOS QUE MONOPOLIZAM OS CAMINHOS DA INTERNET , e que substituem os produtores e gravadoras de ontem, já que nesse nicho só compete quem tem a tecnologia e o dinheiro.

Thais Quintella de Linhares
–––––––––––––––––––––––––––––––
Participante da AEI-LIJ
Associação de Escritores e Ilustradores
de Literatura Infantil e Juvenil
–––––––––––––––––––––––––––––––
Participante da ABIPRO
Associação Brasileira de Ilustradores
Profissionais
–––––––––––––––––––––––––––––––
Participante da ABCA
Associação Brasileira de Cinema de
Animação

Contatos e portfolios:

thaislinhares@yahoo.com.br
www.adler-books.com.br/thais
http://thaislinhares.blogspot.com/

Editora da Ygarapé: www.ygarape-books.com
Editora da Adler: www.adler-books.com.br

segunda-feira, maio 10, 2010

Thais Linhares Postal



Quando em palestras, eventos e cursos, distribuo postais como este. Marcadores de livro, cartões estilosos, também são uma boa para quem quer divulgar seu trabalho. O custo é baixo e o resultado é bonito.