segunda-feira, julho 19, 2010

Como ilustrar um livro: ilustrador e editor

1- "Preciso ilustrar um livro", enquanto ilustrador:

Um ilustrador deve possuir uma formação específica, onde se combinam conhecimentos nas áreas de técnicas de representação (desenho, pintura, etc.), produção gráfica (impressão de livros, programas de edição, preparação de arquivos para impressão), literatura (histórias, história da arte, conhecimentos gerais) e um bocado de teoria da comunicação. Mais do que tudo: deve ser um leitor voraz, um fruidor voraz de artes! Amar livros e histórias. 

Se for esta a sua demanda, sugiro que busque treino nestes campos. Existem bons cursos de arte nas Federais (aberto a ouvintes, não precisa estar matriculado), cursos de produção gráfica do SENAI (pagos, mas com excelentes preços), diversos cursos livres que podem direcionar sua formação. Deduzo que seja já um visitante assíduo às páginas dos livros ilustrador ou não.

Essencial: aprofunde ao máximo seu conhecimento a respeito de Direitos Autorais e contratos de edição de imagens. Na Internet você já tem acesso amplo e gratuito a maior base disto. No site do Governo tem toda a Lei dos Direitos Autorais disponível para leitura. Acompanhe os debates, fóruns e grupos de discussão de ilustradores e demais autores.

Ilustrações, assim como outras produções criativas, tem seu uso regido por um Lei específica, criada para estimular a criação cultural e garantir a liberdade e dignidade do autor.



2 - "Preciso ilustrar um livro", enquanto editor:

Neste caso, ao contatar um ilustrador, deve ter em mente o estilo que precisa para o livro, e quais recursos gráficos pode bancar. Imprimir um ivro petro e branco, em papel comum, sai bem mais barato do que um livro colorido em papel especial. Se for um livro digital, que irá existir apenas virtualmente, menor ainda o custo de publicação do mesmo (ainda que isso irá demandar de ti a manutenção de um espaço na Internet e uma forma segura de guardar os arquivos, que se forem apagados... perde-se tudo!)

Uma vez que tenha isso determinado, você e o ilustrador irão combinar os termos de um contrato de edição de imagens onde terá:

- Os valores que você pagará pelo uso das imagens;
- Por quanto tempo você irá explorar comercialmente estas imagens e de que forma.
 
E outros detalhes que forem pertinentes ao tipo de material que irá produzir.

Então o ilustrador irá criar as imagens, que (provavelmente, mas não obrigatoriamente) lhe serão entregues em arquivos de imagem em alta definição.
Caberá a você a colocação delas no livro e preparação para o processo de impressão, mas isso também pode ser combinado com o ilustrador, caso ele também trabalhe como programador visual.

Os originais das artes pertencem ao ilustrador. Caso tenha interesse em adquirir alguma tela, isso será negociado separado do processo do livro, como "obra de arte plástica".
Importante: mesmo tendo adquirido a arte original, pago por ela enquanto obra de arte, isso não lhe confere automaticamente o direito de reprodução, publicação, isso é negociado lá, no contrato de edição, e tem um valor separado deste. E tampouco isso lhe dará o direito de destruir ou modificar o desenho.

E repetindo, porque é...

Essencial: aprofunde ao máximo seu conhecimento a respeito de Direitos Autorais e contratos de edição de imagens. 

Em tempo: editores também desfrutam das proteções, direitos e deveres descritos pela Lei dos Direitos Autorais. Possuem direitos conexos sobre as obras que editam. São os empresários do mundo do livro, parceiros principais dos autores na divulgação e distribuição das obras culturais.

Um comentário:

MAM disse...

Tô dentro...