sábado, fevereiro 04, 2006

A casa da Folia

Uma breve parada na casa de Gabriela, e fomos para a Casa da Folia.
Ali é o pólo dos eventos que agitam a cidade. Como, por exemplo, a exposição dos quadros de Patrícia Gibrail (www.patriciagibrail.com.br ; patriciagibrail@zipmail.com.br), e dos móveis do arquiteto e decorador Zé Cassio (zecassio@uol.com.br). Ali seria em breve a sede da Folia Gastronômica, que ocuparia a cidade nas próximas semanas. Não muito longe dali, o colega ilustrador Gonzalo Cárcamo (www.carcamo.com.br) ocupava a Casa da Cultura (casadacultura@paratyweb.com.br ; 24 3371 2335, com Milena Moraes) de Paraty com exposição de aquarelas. Junto a esta exposição havia outra: Ymaguaré – Mitos e Lendas Indígenas, da Associação Nhandeva.
Jantamos no Banana da Terra, especializado em frutos do mar e pratos caiçaras. Do atendimento à sobremesa: a mais deliciosa refeição que fizemos… desde quando lembro! Perdoem-me, não estou exagerando, era mesmo de revirar os olhos de prazer e aguar a boca. A chef, Aninha, além de ser a capitã do Folia Gastronômica, é um gênio da culinária. Nada mais a dizer. Melhor voltar lá…
Banana da Terra: R. Dr. Samuel Costa 198, tel. 24 3371 1725

A noite, a tempestade levou a luz embora, e tomamos vinho na Casa da Folia neste tom siena de casarão centenário iluminado por velas e lanternas. Lindo demais.
Já de volta à pousada, dormimos como anjos. Imaginei, ou sonhei, não recordo bem, que as ruas estavam repletas de fantasmas. De alegres bucaneiros, de agitados comerciantes, de sinhás embaralhadas entre segurar seus guarda-chuvas ou erguer os saiões sobre os córregos de rua. Fantasmas que vendiam cocadas, sandálias e araras. Uma fantasmagoria alegre e fascinante.

Nenhum comentário: