sexta-feira, julho 29, 2016

FRENTE FAVELA BRASIL – nova política, novo Brasil.



Jessé Andarilho de Antares, poeta-escritor, fala sobre o novo partido Frente Favela Brasil. Clica pra ouvir. Novo movimento político que se coloca à frente da nova política brasileira, protagonizado por negros com origem nas favelas.
Importante entender: o Brasil é negro. Foi e é construído pelo trabalho negro e, infelizmente, com custos altos para essa população. São hiper-explorados – a relação de mais valia é maior quanto mais escura a pele – são as maiores vítimas de mortes violentas e violações de direitos humanos.
Ao mesmo tempo, é na efervescência cultural que brota desta dor as mais belas manifestações de arte, educação e cultura. Favelas são laboratórios de humanidades. Ali a sociedade impera sobre o mercado (monopólio dos ricos, voluntariamente segregados da vida comum), a economia é solidária e em muitos pontos mais forte do que o mundo do financismo.
Não vejo nada que se compare à força que emerge das favelas, num compasso organizado, quase como uma canção de guerra, seja no funk ou no jongo ancestral (que quando se unem são imbatíveis).
Sentada, silenciosa, no meio daquela festa onde se marcava um momento histórico, na favela mais antiga do Brasil – Morro da Providência, construída por ex-combatentes de Canudos – não fiz mais do que vibrar com a energia transformadora daquelas pessoas, de peles coloridas e utopias, agora possíveis.

domingo, julho 24, 2016

Flupp na Casa do Jongo da Serrinha em Madureira


Em 23 de julho de 2016 na Casa do Jongo da Serrinha em Madureira, zona norte do Rio de Janeiro.

Xico Sá e Júlio Ludemir.




Júlio Ludemir.





Mucho con Poco Brasil 2016

Na manhã de 23 de julho de 2016 na Casa da Juventude, Pedra do Sal, Gamboa.
Eu e meus companheiros ativistas. Viva a Democracia plena!

















Missa em Memória das Vítimas da Chacina da Candelária

E muitas outras.

23/07/2016 – 23 anos da Chacina.