segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Como conseguir trabalho

Quando em dificuldade de arrumar pedidos para trabalhos, o problema pode ser a falta de uma rede de contato que garantiria que seu nome fosse indicado para os clientes.
A maioria de meus contatos com novos clientes vieram e ainda vêm de indicações feitas por colegas. Uma vez que comece a atender determinado cliente, ele mesmo vira o seu promotor indicando-lhe para outro.

Minha primeira publicação em revista grande foi na Ediouro, porque um colega meu estava trabalhando lá como ilustrador e precisaram de outra pessoa para fazer um personagem e algumas vinhetas para colunas. Foi um longo período criando imagens para colunistas e desenhando o personagem símbolo da Internet.br, o Mouse.

Vários livros vieram quando uma editora, a primeira que trabalhei em literatura, indicou meu nome para outros editores.
É uma forma comum agir em qualquer meio. Quando preciso de um dentista, por exemplo, é na indicação. Pois o aval de um colega de confiança vale muito.

Montar rede de contato, com grupos, encontros, parcerias com colegas que também buscam se promover, poderá ser a ajuda que precisa.

Outro motivo da dificuldade em conseguir os trabalhos pode ser um mal direcionamento de seu talento. Pesquise quais editores, produtores, agências, trabalham com seu estilo. Vejo autores com estilo mais cartum buscando editores que valorizam pinturas mais soltas e vice-versa. Dificilmente irá rola uma parceria aí. 

Existe também a critério oportunidade. De tempos em tempos acontecerá de alguém estar precisando exatamente de seu tipo de produção. E nessa hora será muito conveniente se ele tiver um cartão seu, com seu contato e um link para algum portfolio online, para que ele possa rapidamente lhe encontrar. 

Estar presente nos eventos, mostrando a todos que está por aí, na ativa, ajuda um bocado. Mesmo a presença em algum grupo de discussão ou timeline de Facebook já é um ponto a mais.

Então, as dicas são: 

- formar rede de contatos, para ser indicado;
- apresentar seu material aos editores e clientes que harmonizam com seu estilo;
- mostrar que está disponível para o trabalho.


Boas criações!

2 comentários:

Alexandre Ramos Mastrella disse...

Voce é realmente uma pessoa nota 10! Acho que eu to com esse problema, tento tento tento mas ninguém quer, ou então estou achando que sou uma bela porcaria e como ilustrador ou desenhista uma fraude. Já to querendo vender minha cintiq e parar de dar murro em ponta de faca. Abração minina. Gosto de tudo que voce faz e diz.

Laps disse...

Mais uma vez belas e sábias palavras. Recentemente tive a oportunidade de participar de uma conferência, conheci diversos designers e também ilustradores, realmente fazer contato é essencial.