sábado, agosto 01, 2009

Memória afetiva, Céu D’Ellia e os pãezinhos

Aqui em casa, sempre que os guris pedem pãezinhos eu lembro do ilustrador paulista Céu D’Ellia. Tive a oportunidade de conhecê-lo em pessoa durante um congresso da AEI-LIJ em São Paulo, onde ele foi representando a SIB. Na época debatíamos sobre questões relativas à autoralidade do trabalho do ilustrador e firmávamos, de uma vez por todas, a parceria entre ilustradores e escritores, ambos autores que são, dos livros para crianças.
Céu D’Ellia também é o autor do simpático jacaré que ilustra a embalagem dos pãezinhos favoritos dos meninos. Os meninos adoram pãezinhos, mas gostam muito mais se tiver jacaré na estampa. E assim, entre dois ou três marcas absolutamente idênticas (ou quase), escolhem aquela que agregou valor visual ao produto. Um simpático jacarezinho, criado pelo grande Céu D’Ellia, que de alguma forma enriqueceu a memória afetiva de meus garotos.
Recortei da embalagem o jacaré agora tão familiar. Marketeiros (e seus respectivos e paranóicos críticos) à parte, ele ficou ótimo enfeitando a geladeira. Quando vou ao mercado, os garotos lembram, e pedem, “o pãozinho do jacaré”. Parem de criticar os bichinhos nas embalagens. Ou as crianças também não podem ser exigentes quanto a qualidade do visual das embalagens? Cuidem da qualidade do conteúdo! Isso sim é caso de saúde pública.


Jaques, criação de Céu D'Ellia, aqui em momento inédito, gentileza do autor para meus guris devoradores de pãezinhos com bom gosto pra arte. Visite o Céu: http://www.ailhadoceu.com.br

4 comentários:

Ceu D'Ellia disse...

Opa!
Surpresa bacana. E ainda me chamou de Grande...
Tá na hora de eu crescer!
Que bom que os guris gostam do jacarezinho. Ele pelo menos tem dentes. O Tony Tiger da Kellogg's perdeu os dele, já reparou?
Na década de 50, Tony ainda não era banguela. Mas certamente um gênio do marketing deve ter concluído que dentes são agressivos e assustam o consumidor. Alguém pagou ele em dólares pra concluir isso, já pensou...
Ou será que de tanto comer sucrilhos, caíram os dentes?
Bom conhecer seu blog e saber que você está por trás de tantas coisas bacanas, além dos seus livros.
Me visita de vez em quando:
http://iludente.blogspot.com/
Abs pra família,
Céu D'Ellia

Thais Linhares disse...

Sem dentes? Poxa... e pensar que meu caçula ama tubarões! Essa turma definitivamente não teve infância!!! Obrigada pelo post, os elogios lhe são merecidos.

Sandra Ronca disse...

Não sabia que eram pãezinhos do Céu (foi só pra usar o trocadilho!). Também não sabia que era Jaques... Bem associado à marca. ;P
Thaís, você é um doce de côco e teus filhos idem...
Interessante essa teoria de ser banguela de tanto comer sucrilho. :O
Beijocas!

Anônimo disse...

Olá, Thais.

vc tem o e-mail do Odilon Moraes, se vc puder passar, envia pra mim no meu G+.
Fala q é o Rodrigo, que ele encontrou na papelaria, em valinhos.
Eu preciso falar com ele sobre alguns desenhos.

desde já, muito Obrigado.