quinta-feira, março 23, 2006

1ª Bienal do Livro Infanto-Juvenil de NOVA IGUACU

De 8 a 16 de outubro, aconteceu a 1ª Bienal do Livro Infanto-Juvenil de Nova Iguaçu. Parabéns para a prefeitura, em especial para Maria Antônia, a secretária da cultura – que se empenhou em organizar o salão, junto com a FNLIJ, e que está estruturando o município para supri-lo com bibliotecas e ações de ensino e incentivo a leitura, arte de texto e ilustração.

Estivemos lá! Luciana apresentou o "Operações Resgate em Bargá".
Aqui a Sherazade que desenhei para "ilustrar" a apresentação:



Em seguida foi a vez de eu apresentar meu livro o "Vovó Dragão" e aproveitei para vestir um pouco a pele de contadora de histórias.
Narrei para a garotada "O Gigante Egoísta" de Oscar Wilde (um dos autores que homenageei em "Vovó Dragão").  Foi um bocado divertido ver a criançada de olhão arregalado, prestando uma baita atenção na fúria do gigante que não deixava ninguém brincar em seu jardim.

(Glória, glória, blá,blá,blá, amem...)


Nos outros dias fiquei no estande. Agradeço muito o valioso auxílio de Gisele da Galeria do SESC de Nova Iguaçu, que prontamente me orientou e indicou o excelente Neto para trabalhar em nosso estande.
Nosso? Sim, de todos nós, autores de LIJ (mais uma vez destacando que "autores" se refere igualmente a escritores e ilustradores). O estande da AEILIJ – a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.
Este foi montado pelo trio Neto, Maurício Veneza e eu. Renovamos a antiga mostra de ilustrações, substituindo a colagem de cópias reprográficas por ampliações em papel fotográfico e tamanho padronizado. Ainda uma solução modesta, mas, um passo a frente já nos coloca mais perto, não é mesmo?
A sinalização e cores dominantes também padronizadas, renderam elogios de quem vivitou o estande. Lá, apresentamos para o público, como já é de costume, portfolios com as biografias e estantes com livros, de nossos associados. Além de uma caixa super colorida para doação dos livros que reservamos sempre para uma biblioteca popular. Desta vez ficaram para a biblioteca do próprio SESC, ponto de referência de cultura, esporte, e atendimento médico na comunidade local. Aliás, a qualidade e eficiência do SESC são padrão internacional.

(Se você não cortar as unhas do pé eles ficarão assim!)


Precisamos agradecer mais uma vez à FNLIJ, sem o apoio dela, não teríamos este espaço, sempre tão privilegiado, para receber autores, editores e, principalmente, futuros autores!
Olha eles aí na foto!

(Ei, quem foi que grudou aquilo no teto?)

("Aí você pega três tomates e...")



E eu que não parava de falar... Espero não ter assustado ninguém e ter sido um algo de útil.

Nenhum comentário: