quarta-feira, dezembro 30, 2009

11º Salão FNLIJ - revendo 2009

Sandra Pina lança "O Pano de Boca", ilustrações minhas, pela Cortez. Entre nós, segurando o livro, a escritora Flávia Côrtes. Este texto da Sandra foi premiado no "Carioquinha" aqui no Rio de Janeiro, e ganhou esta edição especial pela ed. Cortez bem a tempo de comemorar o centenário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, palco da história.


Performance das autoras durante o lançamento. Pina conversa com os leitores, contando um pouco sobre suas inspirações e desenvolvimento do livro, enquanto em desenho.


Leitura do livro "O Pano de Boca" feito pela autora para o público do Salão FNLIJ.


A ilustradora também comenta sobre a arte e suas referências artísticas e afetivas. Inspirei-me sobretudo em Eliseu Visconti, cujos afrescos me encantavam nas muitas vezes em que fui ao Municipal ver minha tia Cinira tocar.


Celso Sisto, no lançamento do seu livro "O Vestido", pela Zit, com autoria minha nas ilustrações. Momentos emocionantes marcaram a leitura do texto, uma pérola de sensibilidade ao tratar de saudade e morte de um ente querido. 




Entrada do galpão, no Centro do Rio de Janeiro.

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Natal em Paraty


Quando os piratas foram embora desta terra, decidiram não levar um de seus comparsas: Jack Espírrou, o pirata sensível de Paraty. Simplesmente não aturavam mais as ladainhas e lamentações de Jack. De nada adiantaram os conselhos de Barba Ruiva, ou as ferroadas de James Gancho... Os piratas devem se comportar, ou melhor, descomportar. Serem algozes, jamais vítimas. Mas monsieur Espírrou, olhos afogados numa maré de lágrimas, na boca poucos dentes recapeados de ouro, só fazia era lamentar tal qual Homem Elefante: "Não sou um objeto! Sou um ser humano!

(foto de Thais Linhares, 26 dez de 2009 - Paraty/RJ)

quarta-feira, dezembro 23, 2009

NATAL BOM é no Odeon!




Encontro de Natal da Associação de Escritores e Ilustradores (AEI-LIJ). Cine Odeon, Cinelândia, Rio de Janeiro - 2009

Leituras na FBN - Poesia para Crianças e Jovens


Mesa mui querida!

Salão do Livro das Escolas Estaduais - Rio de Janeiro


Estande da jovial Ygarapé! Não estranhe o "vazio" , os títulos estão nas prateleiras laterais, e as regras do salão proibem propaganda gráfica e "boca-de-urna". Muito justo, ajudou que nossas vendas fossem excelentes, mesmo concorrendo com editoras mais antigas e maiores. Na foto os editores Sandro Dinarte e Marco Braga.

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Como fazer e apresentar um Portfolio

Segundo meu colega ilustrador Adriano Renzi, 12 é um bom número de artes para se apresentar em um portfolio. Um bela pasta imitação de couro - uso a pasta de couro da Malas Avião, que fica no início da Rua da Carioca no centro do Rio de Janeiro - ou algo similar, onde dispomos dentro de forma limpa e organizada nossos originais, ou reproduções de alta qualidade.

Entretanto, já faz um bocado de tempo que dispensei o portfolio-pasta... Primeiro troquei aquele trombolho de portfolio formato A3 por um menor tipo A4 que cabia dentro do mochilão - assim ficava fácil levá-lo para eventos, bienal e editores visitados em outros estado. Isto porque até bem pouco tempo atrás os editores tinham receio de trabalhar com alguém cujos olhos nunca tivessem fitado. Mas isto mudou.

Agora os portfolios são exibidos em sites na Internet. Pode ser um blog, um site pessoal, um endereço no Deviant-Art, Flirk... Até o " feioso" Orkut tá valendo. O ideal é ter um site próprio ou pelos menos um blog bem trabalhado.

Escolha as melhores artes, sendo apenas aquelas relacionadas ao tipo de trabalho que pretende desenvolver e coloque-as em ordem: inicie pela segunda melhor arte, siga então da mais fraca para a mais forte. Creio que o Adriano faz um pouco diferente, mas a idéia é ter artes fortes na abertura e fechamento. É como quando contamos uma história. Ela deve começar forte pra prender atenção do publico e fechar bem pra manter a boa impressão geral.
Na Internet, dá pra colocar mais que 12 imagens... mas não exagere, ou seu editor se confundirá entre tantas imagens, e elas perderão seu impacto.

Depois ligue para as editoras e peça permissão pra enviar um email com um link para onde está seu portfolio. Ter o portfolio online já faz com que seja encontrado pelos editores.

Nos eventos distribua um cartão com uma belíssima ilustração sua e o link para seu site junto aos seus contatos profissionais.

Sucesso em 2010!!!

quarta-feira, dezembro 16, 2009

domingo, dezembro 13, 2009

Feliz Natal 2009


 

RPG


I develop that cards for roleplaying with my original 90's group. Sometimes, when Death seems inevitable, a strange guy called Themistocles might apear and propose a chalenge: you may pick a card from the 6-Death Deck. That's a 2% chance you will win a formidable price... or a 98% chance of dying in one extremely painfull way. No chance to "lifegivers". In one of the cards you will be turned in a "Themistocles" clone, instead of being killed.

Astronauta

Illustration made for "Planet Hunters", a SciFi comic of my own authorship.

Dragão Pepo


Desenho feito em 1998 do dragão filhote Pepo, de uma história que escrevi durante os anos de faculdade de astronomia (física quântica pode ser tão inspiracional quanto emocionante).

Como desenhar um dragão.


Rough of a dragon, book cover project

Dragon & fungi