segunda-feira, novembro 23, 2009

Como NÃO abordar um ilustrador


Acabo de receber este email:

"Querida Thais,
Faz tempo que não nos falamos (ainda que quase não nos falávamos na época). Descobri que ainda é ilustradora. Eu não ilustrei mais. Atualmente sou apenas escritor. Possuo inúmeros projetos de livros para crianças e jovens, que eu mesmo posso ilustrar. Contudo desenho devagar, e escrevo rápido, com melhor qualidade. E afirmo que sou melhor escritor do que muitos que estão no mercado (suei e estudei muito pra isso, como fazem com desenho). Eu queria me informar se poderíamos marcar uma reunião para que eu mostrasse algumas idéias para você. Acho que uma cooperação iria ser vantajosa para nós dois.
Atenciosamente,
Fulano de Tal.
P.s. - Meus livros não possuem cunho estético, são produtos literário/didáticos com objetivo comercial (em suma: dinheiro)."


Você é capaz de identificar os erros cometidos pelo remetente ao solicitar uma parceria criativa com o ilustrador?
E se você fosse abordado desta forma, estaria convencido a responder positivamente?

PS. Reescrevi o texto original, com minha palavras, a pedido do remetente, que se sentiu ofendido ao saber que sua mensagem seria alvo de análise, ainda que em nenhum momento tenha sequer citado seu nome, ou feito críticas pessoais. Espero, mesmo assim, que o episódio lhe sirva de orientação para futuros contatos. Não poucos seriam os ilustradores que trocariam a orientação, que ofereço gratuitamente, por uma resposta atravessada ao remetente. Seu contato com um profissional de produção (ilustrador, escritor, tradutor, designer) é um ensaio de como deverá se comportar com o editor ou produtor.


Um comentário:

Guguis disse...

Vamos lah então...
1-"Faz tempo que não nos falamos (ainda que quase não nos falávamos na época).".. Se não se falavam naquela época não há necessidade de começar a mensagem assim, aí com ctz tem falcatrua..
2- "Descobri que ainda é ilustradora.." Você ainda é ilustradora, nossa.. que amadora... poderia ter evoluido neh?
3 - " sou apenas escritor. ... que eu mesmo posso ilustrar." Se é escritor e pode ilustrar, esse cara deve sr muito bom. Pra uqe pedir pra outra pessoa se ele mesmo pode ilustrar.. tempo se arranja...
4 - "...escrevo rápido, com melhor qualidade." Subentende-se que quem escreve tem mais qualidade de que quem ilustra.
5 - " E afirmo que sou melhor escritor do que muitos que estão no mercado.." Sem comentários.
6 - "(suei e estudei muito pra isso, como fazem com desenho)" Como fazem pra desenho.. DESENHO...
PQP""
7 - "Eu queria me informar se poderíamos marcar.." Tradução, "Não fica puta da cara mas eu vou te lograr."
8 - "Acho que uma cooperação iria ser vantajosa para nós dois." Chave de Ouro! depois de uma abordagem com essa, ele tenta se salvar com a palavra cooperação, o que com certeza não vai acontecer.